ANCORD informa suspensão temporária de todas as atividades relacionadas à Autorregulação de AAI

O MM. Juízo da 24ª Vara Federal de São Paulo deferiu pedido de antecipação de tutela formulado pelo Ministério Público Federal, em Ação Civil Pública proposta contra a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a ANCORD, em que se questiona a legalidade da atuação das entidades credenciadoras dos Agentes Autônomos de Investimento (“AAIs”), com base na Instrução CVM Nº 497/2011.

Nos termos da referida liminar, foi determinado à CVM que adote providências no sentido de proibir e vedar a fiscalização e a aplicação de penalidades aos AAIs, bem como a cobrança de qualquer taxa ou mensalidade por parte da ANCORD. A decisão judicial em questão também determinou à ANCORD que se abstenha de exigir o credenciamento prévio dos AAIs e se abstenha de exigir qualquer taxa ou mensalidade desses profissionais.

Em cumprimento à referida decisão judicial, comunicamos que todas as atividades relacionadas aos Exames de Certificação, ao Credenciamento e à Fiscalização de AAI, bem como a cobrança de qualquer taxa, valor ou mensalidade, inclusive da Contribuição de Administração e Gestão à ANCORD estão suspensas, enquanto vigorar a liminar concedida pelo MM. Juízo da 24ª Vara Federal.

A ANCORD informa aos seus associados, aos AAIs e ao público em geral que apresentará o competente recurso ao Tribunal Regional Federal, com o propósito de revogar a decisão judicial aqui referida, de forma a restabelecer sua atuação como entidade credenciadora dos AAIs, na forma da Instrução CVM nº 497/2011.

Atenciosamente,

Guilherme Marconi Neto
Diretor Superintendente
ANCORD

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANCORD FAZ BALANÇO DE 2018 E PROJETA 2019

Em 2018, experimentamos momentos efervescentes na política. Se por um lado, tivemos grandes preocupações, por outro o Brasil mostrou que suas Instituições estão fortalecidas e seus fundamentos econômicos sedimentados. Passamos por turbulências e não sofremos grandes abalos, que num passado não muito distante eram comuns.  Ao contrário disso, houve sinais de recuperação: taxas de juros menores, leve […]

BC lança assistente virtual para auxiliar o cidadão

O Banco Central lançou, no dia 24/1/19, o Din, seu assistente virtual (Chat Bot). Disponível na página do Registrato, em sua versão inicial o Din vai auxiliar o cidadão a consultar relatórios sobre dívidas, operações de câmbio, contas e outros relacionamentos que possui com instituições financeiras. O Din evoluirá em breve para ajudar com outros […]