Melhores fundos de ações geraram alfa em janelas de dois a cinco anos, diz estudo

Um estudo da área de investimentos da corretora de seguros Lockton Brasil mostrou que, ao contrário do que se poderia pensar, muitos gestores de renda variável do mercado brasileiro proporcionaram forte geração de alfa (retorno superior ao do índice de referência do mercado) para os fundos de ação nos últimos anos.

O levantamento indicou que “a escolha do fundo é muito relevante para a obtenção de rentabilidade, pois as diferenças nos retornos das cotas dos fundos não foram desprezíveis”. Os 25% dos melhores fundos tiveram retorno de 72,13% em cinco anos ante o Ibovespa de 6,20%. Neste período, todos os fundos analisados tiveram média de retorno de 26,07%, ou seja, também acima do índice.

Em dois e três anos, os melhores fundos também conseguiram bater o Ibovespa. Em compensação, esse mesmo grupo ficou abaixo do benchmark na janela de um ano – 25,78% de rentabilidade média ante 38,93% do Ibovespa. Segundo o estudo, de forma geral, os gestores que geraram mais alfa tiveram dificuldade de ganhar do Ibovespa em 2016, devolvendo alfa, porém as médias de longo prazo se mantiveram altas.

O levantamento foi realizado com fundos com patrimônio líquido acima de R$ 15 milhões presentes na base de dados da Morningstar. Foram analisados 469 fundos de diversas estratégias de renda variável.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site Investidor Institucional

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BNDES quer dar mais garantias para investidor em debêntures para infraestrutura

O BNDES anunciou que vai reduzir a participação direta em financiamentos subsidiados de projetos, ajustando seu papel no mercado e abrindo mais espaço para o setor privado nos financiamentos. Em compensação, a instituição vai aumentar a oferta de mecanismos para reduzir os riscos dos investidores privados em debêntures, especialmente as de infraestrutura, como forma de […]

CVM muda norma de Fundos de Investimento Imobiliário

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou, no dia 15 de setembro, a Instrução CVM 580, alteradora da Instrução CVM 472, que regulamenta os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). O objetivo é incluir como passíveis de aprovação em assembleia atos que caracterizem conflito de interesses entre o FII e o seu consultor especializado. A principal […]