Inclusão Financeira: Brasil fica em 2º lugar entre países em desenvolvimento

O Brasil avançou uma posição e ficou em segundo lugar em um levantamento que analisou a evolução da inclusão financeira e digital em 26 países em desenvolvimento. Realizada pelo Instituto Brookings desde 2015, a pesquisa avalia quatro aspectos da inclusão financeira: comprometimento do país com o assunto; capacidade móvel; ambiente regulatório; e adoção de serviços financeiros tradicionais e digitais.

O Brasil foi mais bem avaliado nos quesitos comprometimento com o tema e capacidade móvel.

A pesquisa listou ações promovidas pelo Banco Central (BC) como relevantes para o avanço da inclusão financeira no Brasil, como a realização do Fórum de Cidadania Financeira, o lançamento do Plano de Fortalecimento da Cidadania Financeira e o aperfeiçoamento dos indicadores sobre educação e inclusão financeira no país.

O Brasil melhorou a nota no quesito capacidade móvel de 83% para 89%. Este indicador mede o acesso a serviços financeiros em dispositivos móveis. “O expressivo crescimento dos acessos remotos – via computadores ou smartphones – às contas bancárias tem reduzido a necessidade de agências e caixas físicos”, afirmou o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Isaac Sidney.

“Embora o Brasil tenha avançado em indicadores de inclusão financeira, uso de cartões de crédito e débito, o aumento dos níveis de poupança é ainda um desafio”, destacou Isaac.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site do BC

>> Veja a íntegra do relatório The 2017 Brookings Financial And Digital
Inclusion Project Report

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indicadores apontam cautela para o apetite pelo risco

A última edição do Boletim de Risco, publicação mensal produzida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), revelou que os índices acionários no país acumularam retornos negativos, incorrendo em aumento na sua volatilidade. Os dados se referem ao mês de novembro e trazem os indicadores de risco dos mercados de capitais de economias avançadas e emergentes, […]