CVM emite ofício sobre Sistema de Gestão de Fundos Estruturados

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou, no dia 6 de abril, ofício que orienta sobre as etapas de implantação do novo Sistema de Gestão de Fundos Estruturados (SGF), bem como seu funcionamento e impactos. O novo sistema permitirá que o próprio administrador preste as informações cadastrais relacionadas ao fundo de investimento administrado por ele, oferecendo mais agilidade e transparência ao público em geral.

Além de consultas a protocolos de registros, alterações realizadas e consolidações de todas as informações disponibilizadas, o usuário do SGF poderá:

  • Acompanhar e alterar informações de cada fundo administrado;
  • Iniciar registro;
  • Atualizar informações cadastrais;
  • Registrar integralização de cotas;
  • Alterar data de encerramento de exercício social;
  • Substituir instituição administradora;
  • Encerrar fundos.

O lançamento do SGF está previsto para maio. Participantes do mercado que necessitarem realizar alterações cadastrais deverão solicitar a mudança diretamente à Gerência de Acompanhamento de Fundos Estruturados por meio do email gie@cvm.gov.br, informando no assunto “Alteração Cadastral”. No corpo da mensagem, devem ser inseridos os dados a serem atualizados e o CNPJ do participante.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site da CVM

>> Acesse o Ofício-Circular CVM/SIN 01/17

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Audiência pública propõe alterar Instrução sobre divulgação de ato ou fato relevante

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou em audiência pública minuta de instrução que atualiza a Instrução CVM 358, norma sobre a divulgação de ato ou fato relevante. O objetivo é a atualização de disposições da instrução, resultante do processo contínuo de aperfeiçoamento das normas, e a previsão de medidas destinadas ao aprimoramento da supervisão […]

Instituições financeiras terão critérios para gerenciamento de riscos e de capital proporcionais ao porte de cada uma

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Resolução no 4.557, que trata do gerenciamento integrado de riscos e do gerenciamento de capital (GIR) por instituições supervisionadas pelo Banco Central. A norma estabelece requisitos para a estrutura do GIR, a serem observados de maneira proporcional ao perfil de riscos e ao segmento em que uma instituição […]