Concluída a fase de discussão e propostas de participantes e segmentos de mercado, a B3 informou que, a partir de 02/01/2018, vigorará nova metodologia de elaboração da carteira teórica de ativos que compõem o Índice Dividendos BM&FBOVESPA (IDIV).
O IDIV tem por objetivo ser um indicador do desempenho médio dos ativos que se destacaram em termos de remuneração dos investidores. Essa alteração buscou aprimorar os critérios de seleção e ponderação do índice, de forma a alinhar o objetivo do IDIV à estratégia utilizada pelos investidores.
As principais alterações na metodologia do IDIV são:
- Forma de ponderação, que passará a ser realizada pelo dividend yield com cap (limite de participação) da representatividade do valor de mercado de free float;
- Cálculo do dividend yield utilizado para seleção e ponderação dos ativos;
- Parâmetros de inclusão e exclusão da carteira;
- Limite de participação por empresa.
As prévias a serem divulgadas em dezembro de 2017 referentes à primeira carteira de 2018 já serão apuradas com base na nova metodologia.
Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos com a Gerência de Desenvolvimento de Índices, pelos telefones (11) 2565-7249/5338 ou pelo e-mail DN-GDIN@b3.com.br; ou com a Superintendência de Cadastro de Instrumentos, Leilões Especiais e Índices, pelos telefones (11) 2565-5180/7464 ou pelo e-mail carteiradeindices@bvmf.com.br.
Saiba Mais
>> Veja o Ofício Circular e anexo divulgados pela B3 com o detalhamento da nova metodologia